Link Building – Você tem esta habilidade?

Fundamentos do Link Building

link-buildingOs links não são tudo em SEO, mas os profissionais de pesquisa atribuem uma grande parte dos algoritmos dos mecanismos de busca aos fatores relacionados ao link. Através de links, os motores não só podem analisar os sites mais populares e páginas com base no número e popularidade de páginas com links para eles, mas também métricas como confiança, spam, e autoridade. Os sites confiáveis tendem a se conectar a outros sites confiáveis, enquanto os sites com spam recebem muito poucos links de fontes confiáveis. Modelos de autoridade sugerem que os links são uma maneira muito boa de identificar documentos especializados em um determinado assunto.

Importância de um link

Usado pelos motores de busca

Como os mecanismos de pesquisa atribuem valor aos links? Para responder a isso, precisamos explorar os elementos individuais de um link e observar como os mecanismos de pesquisa avaliam esses elementos. Não entendemos completamente as métricas proprietárias que os motores de busca usam, mas através da análise de pedidos de patentes, anos de experiência e testes práticos, podemos extrair alguns pressupostos inteligentes que se mantêm no mundo real. Abaixo está uma lista de fatores notáveis dignos de consideração. Estes sinais, e muitos mais, são considerados por SEOs profissional ao medir o valor da ligação e o perfil de um link do site.

Popularidade global

Quanto mais popular e importante for um site, mais links desse site importarão. Um site como a Wikipedia tem milhares de sites diversos ligando a ele, o que significa que é provavelmente um site popular e importante. Para ganhar confiança e autoridade com os motores, você precisará da ajuda de outros parceiros de links. Quanto mais popular, melhor.

Popularidade Local / Tema-Específico

O conceito de popularidade “local”, iniciado pela primeira vez pelo motor de busca da Teoma, sugere que os links de sites dentro de uma comunidade específica de tópicos importam mais do que links de sites gerais ou fora do tópico. Por exemplo, se o seu site fala de SEO, um link do SEO para Afiliados importa muito mais do que um link de um site sobre games, por exemplo.

Texto âncora

linkUm dos sinais mais fortes que os motores usam nos rankings é o texto âncora . Se dezenas de links apontam para uma página com as palavras corretas, essa página tem uma probabilidade muito boa de classificação bem para a frase segmentada nesse texto âncora. Você pode ver exemplos disso na ação com pesquisas como ” clique aqui “, onde muitos resultados classificam devido unicamente ao texto âncora dos links de entrada.

TrustRank

Não é nenhuma surpresa que a Internet contenha enormes quantidades de spam. Alguns estimam que cerca de 60% das páginas da web são spam. A fim de eliminar este conteúdo irrelevante, motores de busca usam sistemas para medir a confiança, muitos dos quais são baseados nos links. Ganhar links de domínios altamente confiáveis pode resultar em um impulso significativo para essa métrica de pontuação. Universidades, sites governamentais e organizações sem fins lucrativos representam exemplos de domínios de alta confiança.

Redes Sociais

Nos últimos anos, houve uma explosão na quantidade de conteúdo compartilhado por meio de serviços sociais como Facebook, Twitter e Google+. Embora os motores de busca tratem os links compartilhados nestas redes sociais de forma diferente do que outros tipos de links, eles serão notados. Há muito debate entre profissionais de SEO sobre como exatamente os motores de busca favorecem os links de redes sociais em seus algoritmos, mas não há como negar a crescente importância destas.

Cabe a você, como um SEO, selecionar qual estratégia de link building terá o maior retorno sobre o esforço investido. Como regra geral, é sábio construir uma vasta e variada rede de links tanto quanto possível, pois isso traz os melhores resultados na Search Engine. Qualquer padrão de construção de links que pareça antinatural ou manipulador acabará por se tornar um alvo para bandeira vermelha dos algoritmos de busca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s