SEO ou AdWords?

As estratégias se diferenciam em diversos aspectos, bem como uma pode ser complementar à outra

Nada melhor do que falar da sua própria experiência. Meu primeiro contato no marketing digital foi com o Google Adwords. Fiquei encantado com a ferramenta e gerei muitos resultados para os clientes que eu trabalhava.

Google Adwords

É a ferramenta de publicidade paga do Google, ou seja, a forma que o Google ganha dinheiro. Quando você faz uma busca, geralmente os resultados que aparecem nas primeiras posições são anúncios patrocinados, o cliente pagou para eles estarem lá.

pesquisa-adwords_ink_li

Estes anúncios são cobrados a cada clique e funciona na forma de leilão. Palavras chaves concorridas tem o CPC (custo por clique) mais caro.

A grande vantagem é que não precisa de um conhecimento muito avançado para se usar. Tendo um capital para investir aparecer nas primeiras posições não será uma tarefa muito difícil.

Ultimamente o Google está dificultando aprimorando a ferramenta. Uma análise do anúncio e da página de destino é feita antes do anúncio ser aprovado. As políticas de anúncio são bem rígidas, vale a pena dar uma lida antes de sair anunciando, para não perder a sua conta de anúncios.

Depois de muito gastar com AdWords e ter anúncios reprovados por não estarem de acordo com a política do Google, resolvi estudar um pouco de SEO ou tráfego orgânico.

Busca orgânica (SEO)

seo-marketing-digital

Diferentemente do AdWords, usando técnicas de SEO você não paga nada ao Google para o seu site ficar bem posicionado. Mas SEO é um prato que se come frio, exige um pouco mais de paciência para o seu site ficar bem posicionado.

Um site com uma estrutura interna e externa bem feita aparecerá logo abaixo dos anúncios pagos.

Atualmente estou investindo mais em conhecimento de SEO, pois, uma vez o site estando bem posicionado, eu apenas monitoro a posição e fico gerando receita no automático para os meus clientes e para mim.

Mas ainda uso AdWords para outros projetos. Normalmente com anúncios e sites em que não preciso de um marketing agressivo, que o Google costuma penalizar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s